O que são dados estruturados?

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As páginas web são baseadas em estruturas de dados. O código HTML é um sistema de marcas ou etiquetas (tags, em inglês) pelo qual fragmentos de texto são organizados de acordo com certas categorias, pertences ou formas de apresentação. Usando estas tags, os desenvolvedores web definem parágrafos, títulos, enumerações, links, sublinham ou destacam palavras com a formatação elementos como elementos itálico ou negrito, ponto, gráficos, tabelas ou vídeos. Os programas têm de interpretar a informação recebida, e informações detalhadas sobre a estrutura de um documento HTML e devem representar os itens marcados com uma tag específica. No entanto, estes mesmos programas não podem interpretar o conteúdo destes elementos.

 

Isto torna-se especialmente importante quando este programa é um rastreador do motor de busca e tem de avaliar a relevância da página para a pesquisa. É por isso que muitos webmasters fazem seus documentos em HTML com informações semânticas adaptadas à capacidade de reprodução das máquinas para definir a importância de cada conteúdo. Falamos aqui de dados estruturados.

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Por que dados estruturados são usados?

Esta ideia de estruturar os dados de páginas da web para que as máquinas interpretem correctamente o conteúdo produzido por pessoas é a principal premissa da denominada semântica da web. Isto é particularmente relevante no caso de motores de busca baseados em texto como o Google, Bing ou Yahoo. Com rotulagem correspondente, robôs destes motores de busca têm a capacidade de avaliar a informação semântica e transformá-la em suas próprias formas de representação como Knowledge Graph (conhecimento gráfico da Google).

 

Estes últimos são especialmente importantes para web masters.

Os rich snippets são trechos de conteúdos constantes das listas resultados (SERP) que acompanham o URL, o título e a descrição. E para mostrar o conteúdo mais relevante devem ser rotulados em código HTML e ser parte de uma categoria específica de informações. Atualmente, o Google interpreta a estrutura para exibição em dados rich snippets nas seguintes categorias:

  • Informações sobre o produto: preço, disponibilidade, classificação e críticas dos utilizadores
  • Receitas: tempo de processamento, calorias e valorização
  • Revisões: restaurantes, cinemas, lojas
  • Eventos: música, concertos, exposições e festivais, incluindo a data
  • Software: avaliação, preço, comentários de usuários
  • Vídeos: descrição e pré-visualização
  • News: título, data de publicação, informação do autor e imagem

Para webmasters, a vantagem de rich snippets é clara, portanto, mais facilmente eles atraem a atenção do usuário para usar visivelmente mais espaço, aumentando a proporção de cliques.

De acordo com declarações próprias do Google, quando as informações de uma página são exibidas como uma caixa de pesquisa sitelinks (caixa de pesquisa com links para a web) significa que, embora o endereço da página facilmente pesquise o prazo, não é verdade que é o objetivo do usuário esteja dentro da página. Assim, mostrando o resultado com links diretos para os sub-páginas mais relevantes da web, o usuário poupa cliques desnecessários para digitalizar a página, a partir da mesma lista. Para webmasters, esses links trazem a vantagem de que um resultado criado com esses elementos contém mais informações que chamam mais a atenção.

 

Os resultados mostram que depende basicamente de como a pesquisa é interpretada. Portanto, recomenda-se de verificar o site corretamente, porque os motores de busca precisam estruturado para gerar rich snippets ou dados.

 

Como estruturar dados de uma página web

Webmasters têm três formatos padrão para organizar o conteúdo de dados estruturados: microformatos, microdados e RDFa. A estruturação de dados três formatos com base na marcação semântica que pode ser feito em HTML. Dependendo do formato, atributos elementos HTML clássicos ou novos são usados. Nos últimos anos, é cada vez mais o formato JSON-LD, que, ao contrário dos outros três, não é baseado em HTML.

 

 

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