O que é Schema.org?

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Schema.org é um projecto iniciado em conjunto pela Google, Microsoft, Yahoo e, recentemente, também padroniza rotulagem de dados Yandex no código fonte das páginas web. No site do mesmo nome do projeto, funcionários são colocados à disposição dos webmasters com uma lista completa de marcas schema.org: um extenso vocabulário usado para adicionar informações adicionais no código HTML para facilitar a compreensão e as esteiras rolantes e indexação de conteúdo mais eficiente. Estes dados estruturados são aqueles que formam o núcleo da chamada web semântica, que visa otimizar a experiência do usuário em motores de busca.

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3 razões para usar Schema.org

Para mestres da web, dados estruturados tornoram-se cada vez mais importantes. Ao contrário dos usuários, esteiras rolantes e outros programas indexação necessitam marcas para entender semanticamente um site, e é neste ponto que este sistema facilita a tarefa, os dados desempenham um papel fundamental.

As vantagens que trazem anotações semânticas também alargar o âmbito de search engine optimization, porque se os conteúdos são rotulados de maneira uniforme, os motores de busca podem extrair a informação que lhes interessa muito mais facilmente e usá-la nas listas de resultados como “fragmentos ricos “ou rich snippets, mostrando mais informações sobre a página que foi indexada ao detalhe por este novo sistema de marcação. Esses trechos ricos atraem a atenção do usuário muito mais rápido e são preparados quer por motores de busca quanto por redes sociais.

Para garantir a coerência necessária para isso, mesmo utilizando diferentes formatos de dados, schema.org organiza estas etiquetas em “tipos” padronizados, resultando em um conjunto específico de propriedades ou “propriedades” . Para webmasters, esta classificação traz três vantagens principais:

  • Padronização: Este sistema é baseado em um acordo entre os motores de busca pré-eminentes, de modo que ao utilizar este rotulagem webmasters estão fixando parte do padrão.
  • Compatibilidade: derivada de um fluxograma homogêneo e compatibilidade com os microformatos mais comuns e RDFa, Microdados e JSON-LD. Os conteúdos rotulados de acordo com o padrão schema.org estão preparados para todos os clientes da Web comuns.
  • Validação: o estabelecimento de um padrão tem a vantagem de favorecer a análise de erros simples. A ferramenta de teste de dados verifica os dados estruturados produzidos sob esta norma.

 

A hierarquia de tipo de acordo schema.org

O sistema Schema.org é organizado em tipos de esquema e propriedades que podem identificar uma variedade de tópicos. Ferramentas que definem os tipos de itens de conteúdo e os marcam como itens distintos, sendo as propriedades projetadas para dar um certo valor para os tipos definidos anteriormente. Estes tipos são organizados em uma árvore estruturada hierarquicamente que também define quais propriedades correspondem a cada tipo.

 

Figura 1: Hierarquia de tipos de Schema.org

A gama de tipos que variam de definições gerais como “coisa” (coisa) para mais específico, como “movie” (filme).

 

  • Coisa> CreativeWork> Movie

A “coisa” é muito geral, mas o tipo “CreativeWork” define algo mais específico, neste caso uma atividade criativa, que poderia ser um livro, uma fotografia ou um filme. Assim, tipo “movie” (filme) é uma subcategoria do tipo “CreativeWork” que vira uma subcategoria de “coisa”.

Um elemento identificado como “filme” suporta as características específicas de um filme, uma vez que os filmes têm atores e atrizes, diretores, reboque, etc.

Figura 2: Propriedades para o tipo de “Movie”

Mas “filme” é também propriedade do “CreativeWork”, porque todas as obras de arte têm um autor, gênero e classificações, nome, descrição e imagem URL: Propriedades de tipo “coisa” também são hereditárias. Todas as qualidades podem ser definidas com valores individuais dependendo do produto.

 

Estes tipos e características podem ser utilizadas em formatos RDFa, Microdata e JSON-LD, embora a integração das etiquetas ocorra de forma diferente, dependendo do formato utilizado.

 

A escolha do formato de dados

Uma vez que o webmaster selecionou rótulos, é melhor optar por um ou outro formato de dados.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe aqui nos comentários se você já conhecia esse sistema.

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