Livrarias JavaScript para fazer jogos em HTML5

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Graças às grandes capacidades de nossos navegadores, a web deixou de ser um ambiente estranho ao mundo dos jogos de vídeo. Hoje vamos mostrar 5 bibliotecas JavaScript para fazer jogos que você vai adorar.

 

IndieCade

Jogos de vídeo têm fascinado a humanidade desde talvez, desde uns 60 anos atrás e sempre desperta a paixão de ambos os jogadores e criadores. Com o poder de computação dos computadores de hoje e as grandes capacidades de nossos navegadores, não há nenhuma razão para pensar que a web é um ambiente isolado para este mundo. Se você é um desenvolvedor web que gosta de jogar pelo seguro vai gostar destas 5 belas bibliotecas que você pode usar para criar jogos usando HTML5 JavaScript.

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Impact.js

Impact.js, ou simplesmente Impact, é uma das livrarias mais populares para criar jogos usando JavaScript. Isto acontece devido não só à sua facilidade de uso, mas também o conjunto de ferramentas disponíveis para o programador. Gerenciar sprites, animações, mapas padrões (telhas), colisões, sons e vem com um chamado editor de níveis Weltmeister conveniente que permite criar quase qualquer coisa em 2D. Ele também tem um sistema de plugins com o qual você pode estender ainda mais a funcionalidade.

Impact.js permite criar jogos que rodam em qualquer navegador com suporte a HTML5 Firefox, Chrome, Safari, Opera e até mesmo o infame Internet Explorer 9. Ele também permite que você publique seus aplicativos na AppStore com apoio quase nativo para iPhone, iPod Touch e iPad. A única coisa que eu não gosto muito é que ele funciona sob um código de regime fechado e a taxa de licença é de US $ 99.

 

Phaser

Phaser é um dos motores de jogo mais recente JavaScript e, certamente, uma promessa. Ele é projetado para que os jogos podem ser executados em computadores e dispositivos móveis, sendo este último o foco principal. Ele não só suporta WebGL e Canvas mas também pode ser passado de um para outro automaticamente, dependendo da compatibilidade do navegador. Isso dá um ponto à frente em termos de renderização e velocidade de resposta. Ele também contribui para uma melhor experiência do usuário.

Também permite criar unidades físicas, colisões, animação, sistema de partícula, mapas padrão, sons e permite escalar o jogo para ajustar a resolução de qualquer dispositivo sem alterar a relação de aspecto. Impact.js gera um sistema de encaixe que permite aumentar ainda mais a funcionalidade do motor. Phaser é Open Source. Você pode ver, baixar e contribuir com seu código-fonte do Github. Phaser Pixi.js é utilizado para renderizar e contribui ativamente para o projeto.

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Kiwi.js

Muitos desenvolvedores concordam que com certeza fazer jogos de vídeo deve ser tão divertido como jogá-los e aqui que entra o Kiwi.js. Este framework pretende ser uma ferramenta amigável e divertida para criar jogos. Kiwi.js vem com suporte para animações, sprites, câmeras, sons, texturas e um módulo útil para criar interfaces de usuário. No entanto carece de motor de física e colisões, por isso você deve obter uma opção que se adapte às suas necessidades. Você pode usar o deBox2D porta para JavaScript ou p2.js. Ele também é open source e você pode jogar com seu código-fonte no Github.

 

Game.js

Você já ouviu falar de uma antiga biblioteca para criar jogos PyGame chamados Python? Bem, a sintaxe e facilidade de uso do PyGame inspirou os criadores de Game.js para criar algo semelhante, mas desta vez para JavaScript.

Game.js permite-lhe gerir sprites, animações, sons, mapas e padrões de colisões, mas também traz alguns métodos muito úteis para pathfinding (necessários para a inteligência artificial) e as comunicações via HTTP. Os métodos são muito semelhantes aos de PyGame e também é open source, para que possa verificar o seu código-fonte no Github, reportar bugs ou fazer sugestões.

 

MelonJS

MelonJS é uma simples, mas poderosa biblioteca JavaScript para desenvolver jogos 2D. Ela ainda está em desenvolvimento, mas a partir de agora você pode facilmente criar grandes jogos. MelonJS é compatível com o Chrome, Safari, Firefox, Opera e até mesmo Internet Explorer igual ou superior a 9. Tem versões de mecanismos físicos e colisão básicas para garantir baixos requisitos de CPU.

MelonJS integra o formato de mapas populares em azulejos, permitindo níveis de projeto fácil usando o editor de mapas, para que possa concentrar-se nas características do jogo como deveria ser. Este motor baseado em sprites 2D, também tem suporte a vários canais de áudio, matemática básica de vetores e efeitos de transição, entre outras funcionalidades. Devido à sua natureza, pode rever o código fonte e até mesmo contribuir melonJS em seu repositório GitHub.

 

Com esta pequena mas útil lista você tem menos desculpas para começar a converter essas ideias malucas em jogos de vídeo. Você acha que encontrou o seu framework favorito para fazer jogos fora da lista? Deixe-nos um comentário.

 

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